Perguntas frequentes

Perguntas frequentes  sobre a Salvação

Quem precisa dela?

O que vai me custar?

Existe algum pecado mau demais para Deus perdoar?

É preciso ter muita fé?

O que sifnifica "nascer de novo"?

O que é a "vida eterna"?

Por que Jesus?

Posso perder minha salvação?

Qual é a diferença?

E se alguém morrer sem ter tido a oportunidade de se salvar? Vai para o Inferno?

 

 

 

             Quem precisa dela?

 

A maioria das pessoas acha que Deus faz avaliação em curva. Se tentar ser uma pessoa boa e não cometer muitos erros sérios, provavelmente receberá uma nota acima da média quando morrer, será aprovado no "curso" da vida e irá para o Céu. Se estiver abaixo da média, será reprovado e ...

 

    Talvez pareça razoável, principalmente no caso de se considerar acima da média, mas de acordo com a Bíblia não é assim que funciona.

 

    Nenhum de nós merece ir para o Céu. A Bíblia diz: "Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". (Romanos 3:23) "Não há homem justo sobre a Terra, que faça o bem e nunca peque". (Eclesiastes 7:20) "Não há um justo, nem um sequer." (Romanos 3:10) Qualquer um que pense que é bom o suficiente para chegar ao Céu por seus próprios méritos está apenas enganando a si mesmo e perderá a maior dádiva de Deus. "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (1 João 1:8)

 

    Você não pode ser bom o suficiente. Não pode fazer por merecer a Salvação ou chegar ao Céu devido às suas obras. "Pela graça sois salvos por meio da fé, e isso não vem de vós é dom de Deus, não das obras para que ninguém se glorie". . "Não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, Ele nos salvou." (Tito 3:5)

 

    Então, quem precisa de salvação? Todo o mundo!

 

+   -    inicio

 

             O que vai me custar?

 

 Você provavelmente está pensando: "Nesse gato tem lebre". "Com certeza tenho que dar algo, trabalhar duro, ou fazer por merecer a salvação!" Não. Você não precisa, e isso é o que é belo na salvação: "É um dom de Deus."  (Efésios 2:8) Você alguma vez já teve que pagar por um presente que alguém lhe deu? Presente é presente. Se tivesse que pagar por ele não seria um presente.

 

   Salvação não é uma recompensa por boas obras. Suas boas ações não podem levá-lo ao Céu assim como as suas obras más não podem condená-lo ao inferno, desde que tenha pedido a Deus e aceitado o perdão que Ele lhe deu através do sacrifício de Jesus.

 

    Você é salvo simplesmente por meio da fé em Jesus. Precisa apenas aceitar o fato de que jamais teria condições de comprar um ingresso para o Céu, e aceitar humildemente essa dádiva divina. É simples assim.

 

+   -    inici

 

             Existe algum pecado mau demais para Deus perdoar?

 

Deus quer perdoar liberalmente a todos por todos os erros que tenham cometido. Ele diz: "Deixe o ímpio o seu caminho e o homem maligno os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que Se compadecerá dele, pois grandioso é em perdoar". (Isaías 55:7) "Ainda que vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como branca lã". (Isaías 1:18)

 

    "Porque Deus enviou Seu Filho ao mundo não para que condenasse ao mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele". (João 3:17) Ele quer perdoar a todos e a maneira de obter o Seu perdão é acreditando em Jesus. (Actos 16:31) "Quem crê [em Jesus] não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus". (João 3:18)

 

    Quando alguém ouve a verdade - o plano de Deus para o perdão e salvação através do sacrifício de Jesus, de uma forma que possa entender - o Espírito Santo fala diretamente ao coração dessa pessoa e a leva a tomar uma decisão. Se acreditar e aceitar Jesus como salvador, seus pecados são perdoados; mas se deliberadamente recusarem o perdão, então Deus fica de mãos atadas. "A condenação é esta: a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz porque as obras deles eram más.".

 

Esta rejeição deliberada é blasfêmia contra o Espírito Santo, algo que Deus não pode perdoar. Deus concedeu a todos a honra do livre arbítrio e Ele não impugna a sua decisão de. É claro que rejeitar a verdade ao ouvi-la pela primeira vez não significa que a pessoa nunca terá outra oportunidade de fazer a escolha certa. Muitas pessoas recebem mais que uma chance. Todavia, a Bíblia diz: "Agora é o tempo aceitável, agora é o dia da salvação." "Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece."

 

+   -    inicio

 

            É preciso ter muita fé?

 

É surpreendente quão pouca fé é preciso para receber a salvação que Deus nos oferece! Ele não espera que você tenha uma grande fé em algo que mal conhece e que praticamente não entende. Além do mais, só é possível entender ou dar valor à salvação em sua plenitude, depois de experimentá-la. É preciso apenas ter fé suficiente para admitir que Jesus poderia ser o caminho para salvação e um desejo sincero de deixá-lO Se provar a você. Se tiver apenas fé suficiente para orar: "Jesus, se Você é verdadeiro e se é o caminho para salvação, manifeste-Se a mim", Ele o fará! Se estiver convencido o suficiente pelo que ouviu a respeito da salvação para experimentá-la, então Ele lhe deu a fé que precisa para ser salvo.

 

+   -    inicio

 

            O que significa "nascer de novo"?

 

"Nascer de novo" é um outro termo para dizer que alguém está salvo. Vem da passagem que se encontra no livro de João:

 

"Havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus. Pois ninguém poderia fazer estes sinais miraculosos que Tu fazes, se Deus não fosse com ele. Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-Lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Poderá voltar ao ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de Eu te dizer: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." Você nasce de novo espiritualmente no momento que recebe Jesus como salvador. "Mas a todos quanto O receberam... .nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus".

 

+   -    início

 

            O que é a "vida eterna"?

 

O nosso corpo eventualmente morrerá e retornará ao pó do qual veio. A salvação não vai mudar isso nem é a fonte da juventude para a sua carne e ossos mortais. Mas o seu espírito, o verdadeiro você, viverá para sempre. E onde o seu espírito vai passar a eternidade é muito mais importante do que onde o seu corpo passa a sua comparativamente breve vida. Se recebeu Jesus no seu coração, Ele prometeu que passará a eternidade junto a Ele no Céu - aquele lindo mundo espiritual onde não há mais angústia nem dor, apenas alegria, amor e vida para todo o sempre. Salvação é a sua passagem gratuita para o Céu. É a isso que o termo "vida eterna", freqüentemente usado na Bíblia, se refere. Se optar por rejeitar essa dádiva de Deus, o seu espírito continuará vivendo mesmo depois que o seu corpo morrer. Há diferentes níveis ou condições no mundo espiritual, incluindo o inferno e um tipo de purgatório.

 

A Bíblia não é específica sobre cada um dos diferentes níveis e sobre quem vai aonde. Mas uma coisa é bem clara: só aqueles que receberem a salvação através de Jesus poderão entrar e desfrutar as belezas, os prazeres, as emoções e a felicidade do reino celestial de Deus, além de viver eternamente.

 

+   -    início

 

            Por que Jesus?

 

Você talvez se pergunte: "Por que tenho que pedir a Jesus que entre no meu coração? Por que preciso usar esse nome? Por que não posso simplesmente orar a Deus e encontrar a salvação dessa forma, através do nome dEle?" Porque Jesus é o único que veio à Terra e deu a vida por você. Ele disse: "Eu sou a porta" - para a casa de Seu Pai, o reino de Deus. "Todo aquele que entrar por Mim salvar-se-á." Então, se quiser ir para o Céu, terá que passar por Jesus, a Porta aberta. Na verdade, a única porta. "Nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." "Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". E o próprio Jesus disse: "Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por Mim". É simplesmente assim que funciona! "E quanto aos adeptos de outras religiões no mundo? Eles não podem ser salvos?" Sim, todos podem ser salvos, independentemente de sua religião e mesmo que não tenham nenhuma - mas só através de Jesus.

 

+   -    início

 

            Posso perder minha salvação?

 





Os crentes regenerados pelo Espírito podem cair da graça e perder–se eternamente - Embora o pecador tenha exercido fé, crido em Cristo e nascido de novo para crescer na santificação, ele poderá cair da graça. Só quem perseverar até o fim será salvo. (Lc.21:36; Gal.5:4; Hb.6:6; 10:26-27; II Pe.2:20-22; Rm.11:22)
http://blogdopcamaral.blogspot.com/2011/05/predestinacao-ou-livre-arbitrio.html

Hebreus  
10:26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?


 

+   -    início


 

            Qual é a diferença?

 

Qual é a diferença entre a linha cristã que diz que devemos "aceitar Jesus e nascer de novo" e outras religiões e outras formas de cristianismo que muitas igrejas pregam? David Brandt Berg certa vez explicou isso da seguinte forma:

 

 "A controvérsia religiosa mais intensa do mundo sempre foi entre as religiões do tipo faça-você-mesmo e as do tipo só-Deus-pode-me-salvar. O homem está sempre tentando salvar-se e ganhar o Céu por esforço próprio, com apenas uma pequena ajuda de Deus. Dessa forma pode atribuir a si mesmo a maior parte do mérito e fazer o que bem entende.

 

Os seguidores de religiões falsas se fiam na bondade que pensam ter e na sua maneira de fazer as coisas. Trabalham tanto para ganhar a salvação que calculam que a merecem, com ou sem a ajuda de Deus, e ficam muito ofendidas quando parece que Ele não dá valor à bondade delas. Dizem: "Veja só tudo o que eu fiz por Você, Deus! Você deveria me dar uma medalha! Eu realmente mereço ser salvo! Se há alguém que Você deveria salvar, esse alguém sou eu! Se alguém vai para o Céu, certamente que esse alguém sou eu!"

 

Isso tem resultado nos piores mal-entendidos e nas interpretações mais errôneas das Escrituras que já se viu. A maioria das pessoas tem tentado se salvar sozinhas, reconhecendo e agradecendo a Deus o mínimo possível, e distorcendo as Escrituras para provarem que isso é possível! Mas Deus não pode ajudá-las a se salvarem, pois Ele não ajuda aqueles que acham que podem ajudar-se, mas só aqueles que sabem que não podem. A verdade é que você não pode salvar-se, por mais que tente obter ajuda divina para tal.

 

Eu também como cristão, quando jovem, estive iludido durante alguns anos pela doutrina enganadora da insegurança eterna que a maioria das denominações segue, de que ele está ora salvo, ora perdido, ora salvo, ora perdido, e sua religião de "obras". Foi assim até que um dia, quando adolescente, fiquei maravilhado ao descobrir a simples verdade de João 3:36, em que Jesus disse: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna" - agora mesmo! É incondicional! Após anos de insegurança e incerteza, de desânimo e derrota, descobri que a única coisa que tinha que fazer era acreditar e pronto. Isso era o suficiente!

 

+   -    início

 

            E se alguém morrer sem ter tido a oportunidade de se salvar?

 

Deus é amoroso, justo e misericordioso. Ele leva em consideração todos aqueles que nunca tiveram uma oportunidade clara de ouvir e receber a verdade. A Bíblia diz: "Não querendo que ninguém se perca". (2 Pedro 3:9) A Bíblia também diz que durante os três dias entre a crucificação de Jesus e a Sua ressurreição, Ele próprio foi pregar aos "espíritos em prisão". Ele foi àqueles que haviam morrido sem a chance de ouvir o Evangelho, para lhes dar a oportunidade de receber a salvação. (Mateus 12:40; 1 Pedro 3:19)

 

Aqueles que nesta vida têm plena oportunidade de receberem essa dádiva de Deus, a salvação, e optam por rejeitá-la, serão julgados. Mas há uma segunda chance na próxima vida para aqueles que falecerem sem terem tido oportunidades suficientes para entender com clareza e decidirem receber a salvação ainda durante a sua vida na Terra.




© The Family International (excepto “Posso perder minha salvação?”)

 

+   -    início

 

©2018, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional